segunda-feira, 16 de julho de 2012

on


Sim, esta é a resposta para a pergunta acima; apesar de este ser um tema pouco discutido na comunidade de software livre os aplicativos maliciosos para o sistema operacional linux existem e seu computador pode estar correndo riscos.

Linux ou Unix-Like (Sistemas baseados em unix) são em geral, considerados mais seguros do que sistemas operacionais proprietários como o Microsoft Windows; de acordo com a wikipédia o último vírus registrado foi datado em 2005 sendo de número 863.

Uma distribuição linux voltada ao usuário inicial que deixa por padrão todas as portas abertas, o usuário com permissão de administrador e firewall desativado por padrão, poder ser igual ou mais insegura do que um computador com o sistema operacional da Microsoft.

De acordo com grandes empresas do setor de TI, o maior problema de vulnerabilidade de um computador é o usuário (senhas fracas, firewall desativado, uso desnecessário da conta de administrador) no entanto uma pequena parcela destes ataques é culpa do sistema operacional, no caso do linux, das distribuições que não preocupam-se muito com segurança.

Claro que não podemos considerar “invasão” como vírus; sendo assim, de acordo com o mylrol.org não existem mais que 70 vírus conhecidos para linux. Comparando-se aos milhares de vermes que assolam os usuários do sistema operacionaal Windows, estamos indo bem, o que não significa que estamos imunes a todas as pragas e somos os “Seres Superiores” do mundo da informática, por que nosso computador faz boot com o pinguim.

Pelas políticas de segurança em sistema operacionais Unix e derivados, evitamos executar o sistema como administrador (root) e sempre possuimos um firewall padrão do sistema (iptables) que por padrão proibe tudo e espera que o Administrador configure liberando as portas.

Somente esta política de segurança já torna o sistema operacional linux muito seguro, geralmente, usuários do sistema operacional Windows, utilizam a mesma conta criada na instalação do sistema (administrador) e nunca preocupa-se com portas abertas do sistema.

Mas como disse no começo da postagem “seu computador pode correr riscos”; assim como no sitstema da Microsoft não execute aplicativos binários os quais você não conhece a procedência, e para usuários iniciantes no sistema, não execute todos os scripts que você encontrar na web.

A vantagem de usar software livre é que podemos analisar o código fonte e perceber rapidamente ações dúvidosas, mas de nada adianta, quando não conhecemos programação. O usuário iniciante deve ser cauteloso em rodar aplicações desconhecidas.

Não fique no mito de que o pinguim é imune a tudo, pois você pode acabar descobrindo de maneira trágica que as coisas não são bem assim. Prefira instalar aplicações conhecidas e que disponibilizam o código fonte, isto já lhe traz uma garantia “mesmo que você não saiba programação” outros já avaliaram o aplicativo, e se alguém desconfiou de algo, rapidamente isto está na web.

Para concluir: Aprenda a configurar um firewall mesmo para seu computador caseiro, não execute tudo o que está na internet, evite aplicações proprietárias (geralmente binárias), e esteja sempre ligado a alguma comunidade linux (você pode conseguir ótimas recomendações de softwares amplamente testados).

nodes2012
fonte: http://tecnologialivre.com.br

0 Comente::