sexta-feira, 27 de julho de 2012

on
No GNU/Linux (e no Unix em geral), existe um super-usuário chamado root. O equivalente no Windows© para root é o Administrador. O super-usuário pode fazer tudo, e então, trabalhar diariamente como super-usuário pode ser perigoso. Você pode digitar o comando incorretamente e derrubar o sistema. Idealmente, você usa o usuário que tem privilégios para as tarefas que executa. Em alguns casos, esse usuário tem de ser o root, mas na maioria deles pode ser um usuário comum.


Por padrão, a senha do root é travada no Ubuntu. Isso significa que você não pode fazer login como root ou usar o comando "su". Ao invés disso, o instalador irá configurar o comando "sudo" para possibilitar que o usuário criado durante a instalação possa executar todos os comandos de administração.

Você pode, a partir do Terminal, usar o "sudo" para comandos que requerem o privilégio de root. Todos os programas no menu irão usar uma interface gráfica para o sudo para perguntar a senha, quando isso ocorrer, forneça a sua senha Quando você for perguntado pela senha, você precisa fornecer Sua senha, isso significa que a senha do root não é necessária.

Observações importantes
A senha é armazenada por 15 minutos. Depois disso, você terá de digitar a senha novamente.
Sua senha não será mostrada na tela enquanto você a digita no terminal, apenas será mostrada com asteriscos quando você digitá-la pela interface gráfica.

Para executar a configuração gráfica com o sudo, apenas lance a aplicação pelo menu.

Para executar usando sudo um programa que normalmente é executado como de usuário, como o gedit, aperte ALT + F2 e digite gksudo gedit. Para usuários do Kubuntu, use kdesu no lugar de gksudo.

Para usar sudo na linha de comando, escreva sudo antes do comando, como demonstrado abaixo:
Exemplo #1
sudo chown bob *

Exemplo #2
sudo /etc/init.d/networking restart

NUNCA use sudo para executar programas gráficos. Você deve sempre usar gksudo ou kdesu para rodar esses programas, caso contrário, novas tentativas de login poderão falhar.

Para iniciar um shell em root (ex.: um terminal de comandos que você pode rodar comandos do root) use:
sudo -i


Configurando o sudo para sempre pedir senha
Quando você executa uma aplicação como root no Ubuntu, utilizando o sudo, a sessão não pedirá senha nos próximos 15 minutos. Essa é a configuração padrão, que muitos acham inseguro, pois aplicações suspeitas podem agir sobre arquivos do sistema neste intervalo. Fazendo esta configuração, o sistema sempre irá pedir a senha quando uma aplicação for executada como root.

1. Abra o arquivo /etc/sudoers para editá-lo conforme comando abaixo:
sudo visudo

2. Adicione a seguinte linha ao final do arquivo e salve o mesmo:
Defaults:nome_de_usuario timestamp_timeout=0


Habilitando a conta de root
Para habilitar a conta de root (ex.: definir uma senha) use:
sudo passwd root


Digite a senha da sua conta normal

Digite a nova senha para o root e Confirme a nova senha.

Desabilitando a conta de root
Se você habilitou a conta de root e agora quer desabilitar novamente, use o comando:
sudo passwd -l root

Isto travará a conta de root.


Desativar o sudo
Essa atitude irá provocar uma queda na segurança do sistema, então só siga os passos a seguir se você estiver consciente do que está fazendo.
Após o boot e login inicial, aperte um ALT+F2 e execute o comando:
gksu gnome-terminal

Isso fará com que os procedimentos a seguir não necessitem mais do sudo. Como foi dito você pode desconsiderar o sudo quando abrir o terminal precedido do gksu.

Fazendo com que o sudo peça a senha de root
Você pode fazer o sudo pedir a senha de root ao invés da do seu usuário. Isto pode ser feito adicionando palavra-chave rootpw na linha que começa com Defaults do arquivo /etc/sudoers.


nodes2012
fonte http://wiki.ubuntu-br.org/

0 Comente::