quinta-feira, 23 de agosto de 2012

on
Primeiro instale o maldito: sudo apt-get intasll htop

O htop, assim como o top, mostra informações relativos a processos e recursos utilizados por eles, além de poder configurar prioridades e formas de visualizações mais dinâmicas, porém de forma mais interativa, entre outras.

A tela acima mostra a interface inicial do htop, verifiquem que o sistema demonstra varias opções na parte inferior que irão serem explicadas posteriormente e um overview do sistema operacional na parte superior. Veririque que inicialmente demonstra na parte superior esquerda a quantidade de memoria utilizada, assim como a swap, e na parte superior direita o load average, o uptime e a quantidade de processos.

F1 – Helper: é um guia rápido de utilização onde é possível verificar tudo que é possível fazer com o htop.

Verifique que, nesse guia, é possível entender as cores da tela principal relativo ao uso de CPU, memoria e SWAP, ou seja, com relação a CPU afirmando se o processo selecionado está executando com prioridade baixa, normal ou alta – com relação a memória se está sendo usada, em buffer ou em cache.

Verifique que, dentre as opções, é possível:
Percorrer entre os processos com as setas ( Arrows )
Pesquisar por digito ( Digits )
Procurar por nome de processo ( F3 ou / )
Taggear processos para fácil identificação ( Tag) e U para untag
Matar processos ( F9 )
Aumentar e dimunuir a prioridade dos processos ( F7 e F8 )
Definir a CPU em que o processo será executado
Filtrar processos por usuarios ( u )
Ordenador por CPU, memória e tempo de execução, ( P, M e T ), respectivamente.
Ordenar pelas colunas ( CPU, Memória, tempo, PID, User, Prioridade… )
O F1 é sem dúvida o mais consultado ….

F2 – Setup
Na opção do setup é possível configurar praticamente tudo do htop, da tela inicial, cores até as colunas que serão exibidas. Verifique a tela abaixo:

É possível configurar toda a tela e informação que o programa mostra na tela inicial. Verifique que na opção de métricas ( meters ), é possível configurar o que se visualiza, como podemos ver, está configurado, por default, na coluna da esquerda,  todas as CPUs dispoíveis no servidor, a memória e o swap. Na coluna da direita o total de tarefas, o load average e o uptime. Na ultima coluna da direita o setup mostra as colunas disponiveis, é possível configurar o programa da maneira desejada.
Podemos configurar as colunas que são demonstradas, as cores por processo, prioridade e opções de tela.

F3 – Search: podemos buscar por um processo na lista de programas em execução.

F5 – Tree: é possível demonstrar os processos em nível hierárquico, separando processos pais e seus filhos.

F7 e F8 Nice- e Nice+: Ajusta as prioridades do processo, basta apenas selecionar o processo  e apertar as teclas F7 ( aumentar o prioridade do processo, sinal de menos – ) e F8 ( dimunior a prioridade do processo, sinal de + ). Muito prático.
Veja:

F9 Kill: Mata o processo selecionado.

Esse programa é muito útil para uma análise mais precisa e muito mais interativo, tanto visualmente, quanto funcionalmente que o velho top.

nodes2012
fonte lpicertificacaolinux.com.br/analisando-processos-com-htop/

0 Comente::