segunda-feira, 20 de agosto de 2012

on
Tal configuração é feita através do arquivo "/boot/grub/grub.cfg".

Para abrir como root este arquivo use o seguinte comando, porem uma advertência, só faça essa dica se souber exatamente oq está fazendo, do contrario seu pc pode não conseguir bootar novamente.
comando:
gksu gedit /boot/grub/grub.cfg

DIMINUA O TEMPO...
A linha "timeout 9" indica o tempo de espera antes de carregar o sistema default, em segundos. Uma boa maneira de acelerar o boot, se você usa sempre o mesmo sistema, é alterar o valor para "1", o que faz com que o carregamento comece quase instantaneamente e você não perca a chance de escolher outra entrada quando necessário (basta ser rápido :).

REMOVENDO O QUIET...
Por default, o Ubuntu exibe apenas uma barra de progresso durante o boot, escondendo todas as mensagens do sistema, uma abordagem que tem suas desvantagens, já que torna o processo de boot uma caixa preta à qual você não tem acesso. Se o boot parar em algum ponto, devido à qualquer erro inesperado, você fica sem saber o que aconteceu.

Você pode ter de volta as mensagens de boot de maneira muito simples, removendo o parâmetro "quiet" da linha "linux", na entrada referente ao sistema, como em:

menuentry 'Ubuntu, com Linux 3.5.0-030500-generic' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
recordfail
gfxmode $linux_gfx_mode
insmod gzio
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos7)'
search --no-floppy --fs-uuid --set=root ed946a08-bfd9-4ed0-8d1e-3dd47d5db4cb
linux /boot/vmlinuz-3.5.0-030500-generic root=UUID=ed946a08-bfd9-4ed0-8d1e-3dd47d5db4cb ro   quiet splash $vt_handoff
initrd /boot/initrd.img-3.5.0-030500-genericic

Ela é justamente a opção que faz o sistema ficar mudo durante o boot. Ao retirá-la, passam a ser exibidas mensagens de boot resumidas (no estilo Red Hat), mostrando os passos que estão sendo executados:

REMOVA O SPLASH...
Se você quiser ir adiante, pode remover também o parâmetro "splash", que é o responsável pelo fundo gráfico. Sem ele, o sistema passa a botar em modo texto, exibindo todas as mensagens, assim como no Slackware.

nodes2012
fonte http://www.hardware.com.br/guias/ubuntu/configurando-grub.html

0 Comente::