sábado, 20 de abril de 2013

on
NVIDIA - A popular e com melhor suporte/desempenho, vamos aprender a instalar?

Eu particularmente sou fã de cartelinha das placas gráficas Nvidia, seja pela qualidade, suporte ou melhor desempenho em tarefas que necessitam de poder gráfico extremo, desde edições, e games de ultima geração. Vamos aprender os passos para instalar o driver e mante-lo sempre atualizado, ok?

O Ubuntu e seus derivados geralmente trazem por norma uma versão mais antiga, mas testada, dos drivers proprietários da Nvidia, e quase sempre open-source que possui desempenho inferior. Por isso você ira ter no seu sistema a ultima versão proprietária, que esteja categorizada como estável, nesse caso a versão 304, embora já esteja disponível a 313 ela ainda é update e por isso fica de fora, porém nas atualizações do sistema ela acaba com o tempo sendo instalada.

Basta abrir o terminal (ctrl+alt+t) e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa sudo apt-get update sudo apt-get install nvidia-current nvidia-settings

No final da instalação e antes de reiniciarem o sistema é recomendado que removam o repositório adicionado, usando os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository --remove ppa:xorg-edgers/ppa sudo apt-get update sudo reboot

Feito esses passos, você estará dono de um sistema com a placa gráfica devidamente instalada e configurada, podendo desfrutar de games e aplicativos que necessitem de poderio gráfico alem de poder ativar os efeitos do seu Ubuntu.

Nvidia Optimus?? Sim amigos, essas são dor de cabeça, mais tem jeito de faze-las funcionar também.

Basta abrir o terminal (ctrl+alt+t) e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia

Agora você tem o sistema Optimus funcionando para saber como funciona, e como usar o driver de maneira correta, tendo em vista que ele tem que ser ativo e desativo conforme o uso, acessem aqui, nesse site você aprendera a usar o sistema, tendo em vista que meu objetivo é apenas ensinar a instalação e não o uso.

ATI/AMD-GRAPHICS - Amada e odiada por muitos, principalmente pelo seu descaso com o linux, ao se tratar de placas mais antigas.

"Não Funciona nas séries 3, e am algumas da série 4 da ATI"
"Não ira funcionar o modo Hibrido, apenas ira deixar a placa ATI ativa, por isso se você preza a autonomia de bateria e possui um sistema hibrido não siga esses passos, Os drivers 13.3 da ATI/AMD estão quebrando justamente nesse processo(trocar as placas de acordo com a necessidade)."

Não vou julgar, como muitos fazem as placas da ATI/AMD, pois nunca usei uma, e só acho justo julgar oque conheço, mais elas são famosas por darem dor de cabeça, pois ao que parece a AMD peca em suporte, porém seguindo esses passos você provavelmente ira configurar sua placa sem problemas.

Basta abrir o terminal (ctrl+alt+t) e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa sudo apt-get update sudo apt-get install fglrx-installer

No final da instalação e antes de reiniciarem o sistema é recomendado que removam o repositório adicionado, usando os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository --remove ppa:xorg-edgers/ppa sudo apt-get update sudo reboot

OBSERVAÇÂO! Em alguns casos o terminal retorna que é Impossível encontrar o pacote fglrx-installer. Isso se deve a problemas com o servidor do repositório no caso do driver ATI/AMD. Mais então é só baixar a ultima versão do Driver nesse link, caso você não saiba como instalar ele, pelo terminal, então desconsidere esse link e siga os passos abaixo, eles foram testados e funcionam bem, ao menos muitas pessoas o usam eu tive a oportunidade de testa-lo com a vga de um amigo, que peguei emprestada, para teste uma ATI 5450.

Para instalar manualmente o driver:

Primeiro você terá que remover o seu driver atual, para depois instalar o novo, para isso faça o seguinte:
sudo sh /usr/share/ati/fglrx-uninstall.sh
sudo apt-get remove --purge fglrx fglrx_* fglrx-amdcccle* fglrx-dev* xorg-driver-fglrx

Ou então:
cd /usr/share/ati
sudo sh ./fglrx-uninstall.sh

O segundo passo é instalar dependências, veja como:
sudo apt-get install cdbs fakeroot build-essential dh-make debconf execstack dh-modaliases
sudo apt-get install debhelper dkms libqtgui4 libstdc++6 libelfg0 unzip

Se estiver usando um sistema de 64 bits então instale:
sudo apt-get install ia32-libs-multiarch i386 lib32gcc1 ia32-libs libc6-i386 ia32-libs

Agora vamos instalar a versão 13.3 do novo driver AMD:
mkdir -p ~/amd-driver && cd amd-driver
wget -c http://goo.gl/gKM8v -O amd-catalyst-13.3-linux-x86_64.zip
unzip -oq amd-catalyst-13.3-linux-x86_64.zip

Vamos agora gerar o pacote .deb da seguinte forma:
sudo sh amd-driver-inst*.run --buildpkg `lsb_release -is`/`lsb_release -cs`

Por fim, vamos a instalação do driver:
sudo dpkg -i *.deb
sudo aticonfig --initial
sudo reboot

O comando reboot serve para reiniciar o sistema, Feito esses passos, você estará dono de um sistema com a placa gráfica devidamente instalada e configurada, podendo desfrutar de games e aplicativos que necessitem de poderio gráfico alem de poder ativar os efeitos do seu Ubuntu.

INTEL GRAPHICS, popular por vir integradas nos core i3, i5 e i7 da vida


Sim se você comprou recentemente um computador com processador Intel é normal que ele possua placa de vídeo integrada (a não ser que o mesmo venha com uma placa dedicada Nvidia ou ATI/AMD) da mesma marca, e por isso é necessário configura-la para o uso adequado. Com a chegada do instalador gráfico dos drivers Intel para Linux, ficou muito mais fácil ter os mais recentes drivers gráficos da empresa nessa plataforma. Ou seja basta seguir esses passos e você também poderá desfrutar da sua placa gráfica devidamente configurada assim como os casos acima que expliquei (Nvidia e AMD/ATI rs).

1° Passo, acesse o site que possui os drivers aqui, e baixe o pacote compatível com seu ubuntu, seja 32 bits ou 64 bits. (para o ubuntu 13.04 use os pacotes do 12.10, funciona normal).

2° Quando terminar o download, dê um clique duplo no arquivo baixado.

3° Na tela que aparece (central de programas), escolha a opção de instalação. Caso seja pedido, digite a senha e confirme para autorizar a instalação.

4° Se o sistema exibir uma mensagem de alerta sobre o pacote, clique no botão “Ignorar e instalar” para continuar.

5° No Ubuntu, clique no Dash e digite “ Intel linux” para encontrar o programa, depois clique na opção “Intel Linux Graphics Drivers“ para executá-lo.

6° Na tela que aparece, clique no botão “Next”.

7° Na próxima tela se tudo estiver certo, clique no botão “Install”.


8° Será pedida a senha para autorizar a instalação, digite-a e depois clique no botão ”Autenticar”.

9° Aguarde o processo de instalação, em alguns momento ele pedirá novamente a senha, apenas digite-a e depois clique no botão ”Autenticar”.

10° No final do processo será pedido para reiniciar, confirme e quando aparecer a tela de desligamento do sistema, confirme novamente.

Feito isso, agora seu sistema tem os últimos drivers para as placas gráficas da Intel e também as informações necessárias para mantê-los atualizados, podendo desfrutar de games e aplicativos que necessitem de poderio gráfico alem de poder ativar os efeitos do seu Ubuntu.

nodes2013

0 Comente::